Sobre

Essa página é dedicada a explicar melhor o objetivo do blog e quem é Hamilton Sena, fundador do site.

Continue lendo para saber mais sobre:

  • Como esse blog vai te ajudar a direcionar seus estudos para se tornar um empreendedor tecnológico.
  • A História do dia em que montei minha empresa a partir de um protótipo utilizando o Arduino e faturando mais de  R$156.000,00 no primeiro ano de funcionamento do projeto de compartilhamento de bicicletas.
  •  E como faço para me atualizar e trabalhar com aquilo que mais gosto.

O dia em que transformei um protótipo em um produto que faturou no 1º ano de funcionamento R$156.678,90!

Imagem1

Você deve ter lido poucas histórias parecidas. Ganhar dinheiro com desenvolvimento de produtos eletrônicos no Brasil atualmente é uma realidade para poucos, infelizmente.

Ao invés de ser mais um a tentar desanimar você com histórias de que no Brasil nada da certo, farei exatamente o contrário.

Eu lutarei pela sua confiança. E para isso preciso primeiro mostrar como tenho experiência nessa área e como poderei ajudar você através de informações de qualidade.

Aqui no De Vida a Sua Ideia, buscarei ser o mais transparente possível para você entender em detalhes como eu cheguei a um determinado resultado.

Nem sempre eu poderei revelar valores financeiros para proteger minha privacidade, até porque o importante não é o quanto se ganhou, mas sim como todo um planejamento foi montado e executado.

A seguir, uma pequena história por trás desses números.

Em 2010, quando ainda estava no ultimo ano do meu curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação, bem na época da loucura do TCC, TCC esse que me vez adotar a robótica como um dos meus temas de estudo, sendo esse o “CONTROLE ROBÓTICO REFERENCIADO POR SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL UTILIZANDO O KINECT”, surgiu a oportunidade de desenvolver uma solução de compartilhamento de bicicletas para a cidade de Toledo-PR.

Essa solução teria que ter como benchmarking a solução da capital francesa “Paris”, o projeto Velib, projeto esse que até hoje é referência para o mundo.

O desafio então era conseguir aliar, necessidades dos usuários, qualidade e preço. Isso foi ocorrendo em diversas interações de desenvolvimento do protótipo do produto. Nessa época, eu já tinha 5 anos de experiência de desenvolvimento de sistemas embarcados, utilizando PIC e 8051 (Tó ficando velho em!).

Mas a 1 ano já conhecia a plataforma Arduino, e já fazia alguns projetos na faculdade com ele, e a escolha dela para criar o primeiro protótipo para apresentar ao cliente, se deu por causa dos Shields, isso mesmo, com a facilidade de acoplar um leitor RFID, uma placa ETHERNET, uma GSM entre outros,  desenvolvi em 2 meses um protótipo completo que executava todas as funções de um bicicletário, desde da parte física, onde falo um pouco sobre ele no vídeo abaixo,  quanto a aplicação web que controlava a estação.

Então em 11/07/2011 após ganhar a licitação pública, formos aptos a instalar a primeira estação de compartilhamento de bicicletas na cidade de Toledo-PR, como mostra o vídeo abaixo da inauguração, chego a chorar quando lembro desse dia. Imagina, de estudante a desenvolvedor de produto inovador! Confesso que no dia nem tudo saiu como deveria, pois como sempre em inaugurações, nem todas as baias funcionaram, mas isso não impediu a inauguração, rs.

Depois disso 4 meses depois e em 11/11/2011, após ganhamos novamente uma nova licitação pública, formos aptos a instalar mais 5 estações em pontos estratégicos para toda a cidade. Como pode ser visto no vídeo abaixo, que por sinal foi o mesmo vídeo utilizado na apresentação no Rio +20 e na premiação da Frente nacional de prefeitos, dando o título para a cidade de Toledo-PR de cidade cidadã.

Mauricio_Schiavinato_Hamilton_Toopedalando-1024x682

ProjetosSustentaveisToopedalando

E depois disso?

Após o desenvolvimento desse produto, formos incubados no Parque Tecnológico de Itaipu e em 2014 formos contemplados com recurso do governo federal, para desenvolver um novo produto para área de mobilidade urbana, abaixo uma reportagem nossa sobre esse processo.

gazetapovo

Mas o que tudo isso tem haver com o BLOG?

No passar de todo esse processo, me tornei professor no SENAI e descobrir muitos trabalhos com potencial de se tornar um produto e o que faltava era dicas que eu não tive, quando iniciei.

Descobrir também que muitas pessoas tem o mesmo sonho que eu, de se tornar um desenvolvedor de produtos eletrônicos, mas é podado com comentários, do tipo:

…isso deve ter na china! Porque você não compra lá, ou vira representante de algum produto…

Baseado nisso, esse blog tem o intuito de fornecer informações relevantes sobre como se tornar um desenvolvedor de dispositivos eletrônicos, como conseguir recursos, como utilizar o Arduino para prototipação, a vantagem de aprender a robótica para entendimento de vários conceitos e transferir experiências que eu gostaria que alguém tivesse me dito quando estava iniciando.

Sendo assim, a minha missão é:

Contribuir para o crescimento sócio-econômico brasileiro através do empreendedorismo tecnológico e valores cristocêntricos.

 

Venha e faça parte desse NOSSO projeto.

Que Deus os abençoe.

Eng º Hamilton Sena

8 Comentários

  1. Pingback: POST PILOTO – BEM-VINDOS E “DE VIDA A SUA IDEIA! | De vida a sua Ideia

  2. isaac santos

    Venho acompanhando seu esforço de divulgar o Arduíno e confesso que você me convenceu sobre o Arduíno ser uma plataforma de prototipagem, pensava que era um brinquedo para estudar eletrônica. Gostaria de perguntar qual é conhecimento mínimo sobre Arduíno para atuar profissionalmente ou seu uso tem que ser mais especifico para atuar no mercado?

    • Olá Issac, quando inicie o meu processo de aprendizagem de microcontroladores, 5 disciplinas me ajudaram muito, a eletrônica básica, a Eletrônica digital, Algoritmo e Programação, Controle e Redes. Pois são temas que baseiam todo esse processo de desenvolvimento de produto embarcado.
      Mas a dica é o seguinte, inicie a partir de um problema a ser resolvido e verifique as necessidade inerentes desse problema, baseado nisso você estará sendo direcionado a estudar temas específicos.
      Com isso estou dizendo que a utilização do Arduino não limita-se apenas a placa, mas sim a um contexto mais amplo, e isso lhe dará uma versatilidade muito grande no desenvolver qualquer produto que você desejar, e no mercado que você quiser atuar.

  3. José Carlos Pinna

    Olâ Hamilton, sou aluno seu no curso CLP, já trabalho com programas para paineis de controle de geradores de vapor e aquecedores de piscina.
    Gostaria da sua opnião a respeito do Arduino, noto que tem uma certa discriminação na área industrial por alguns engenheiros alegando que não se tem o controle total.E quero também saber como fazer o curso de Arduino, pois gostei da sua didática em ensinar com técnicas, pois já fiz federal e vários Senais e sempre aprendi sofrendo.
    Um grande abraço.

  4. Wanderson ELias

    Gostaria de mais informações sobre seu curso online de arduino

  5. Cristiano dos Santos Castro

    Prezado amigo , quero deseja a vc muitos anos de vida , pois pelo que analisei vc é da luz do evangelho de Cristo , e vejo que vc tem sido muito sincero em compartilhar tudo que vc tem em suas experiências , que Deus possa se agradar dessa sua virtude e simplicidade !!

  6. Leila

    Hamilton, Bom dia.
    Meu filho tem 15 anos e se interessou muito pelo seu curso, porém vi que o curso + kit esgotou. Você pode me indicar um kit para comprar antes de dele dar início ao seu curso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *