OS 5 PASSOS DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PROFISSIONAIS COM ARDUINO

Desenvolver um produto que será lançado para o mercado, depende de muitas variáveis, mas nos dias de hoje com a necessidade de entrega do produto se tornando cada vez mais rápido, entender as forma de como isso acontece é de fundamental importância.

Então nesse vídeo explico como é feito o desenvolvimento de um produto profissional a partir da prototipação do Arduino.

PASSO #1: Criação do layout da placa

Primeiro, o que é layout da placa ?

Todo dispositivo eletrônico ao ser criado, passa pelos seguintes passos:

1º Desenho do circuito eletrônico, circuito esse, conforme a imagem abaixo:

arduino-uno-schematic

Figura 1 – Esquema eletrônico do Arduino UNO

2º A geração da placa de circuito impresso (layout da placa), que advêm do desenho do circuito eletrônico, conforme a imagem abaixo:

fig3

Aqui na empresa, utilizamos o EAGLE, caso queira utiliza-lo, o mesmo pode ser baixado em: http://www.cadsoftusa.com/

PASSO #2: Confecção da placa

Neste momento é enviado para empresas especializadas em transformar o layout da placa em uma placa com a figura abaixo:

pcb-green

PASSO #3: Escolha do Gabinete

Nesse passo, como foi dito no vídeo, pode ser definido também antes do layout da placa, pois o mais comum é utilizar caixas pre-definidas, principalmente do principal fabricante aqui do Brasil, a PATOLA. Abaixo segue alguns modelos, que podem ser encontrados no catálogo da empresa.

gde_1_cp-012-700x700

Há também a possibilidade de contratar empresas que fabricam o molde. Hoje tem sido muito utilizado o uso da impressora 3D para os protótipos e após validação, fabricação com molde.

PASSO #4: Montagem

Nesse momento é utilizado empresas chamadas de integradoras, para efetuar a soldagem dos componentes eletrônicos a placa. Aqui na empresa, nós optamos por nós mesmo inserir esses componentes, principalmente quando as placas contém somente componentes THT.

usbsolder1

PASSO #5: Testes

Nessa fase geralmente é feito testes por amostragem de lote, quando há muitas placas, isso ocorre geralmente com o uso de alguma giga de teste (modelo do equipamento final que irá a placa).

Ficou ainda com alguma dúvida, então deixe o seu comentário abaixo que terei a honra de responder.

Receba as melhores dicas para se torna um empreendedor tecnológico.

Hamilton Sena

Empreendedor tecnológico, Professor, Engenheiro de Controle e Automação e sócio-proprietário da Mobhis Automação Urbana.

Website: http://devidaasuaideia.com.br/sobre/

4 Comentários

  1. Alessandro

    oi amigo parabéns pelo trabalho , meu sonho e trabalhar desenvolvendo prjetos como vc , estou fazendo um robo autônomo e esta dando certo mas preciso estudar , eu sempre criei mecanismos para robos em uma faculdade que trabalhei mas agora estou fazendo tudo sozinho , tenho ideias a todo o momento sobre produtos que ajudariam as pessoas no dia a dia então quero investir nisso e conto com a sua ajuda amigão . Sucesso ai sempre

    • Show de bola Alessandro, pode contar comigo!!! Espero poder ajudar a medida do possível.

  2. italo

    Excelente tutorial!, parabéns!!

  3. Bruno

    Olá Hamilton. Parabéns pelo tutorial!
    Estou desenvolvendo um protótipo utilizando Arduino e Shields que pretendo comercializar, porém não tenho como e nem tempo para fazer o layout da placa e dos shields utilizados. Neste caso, tem alguma empresa que possa fazer isso por mim. Teria alguma indicação onde eu possa procurar esse tipo de serviço?
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *