[Hangout] Automação Residencial e Internet das Coisas

Finalmente inicio a falar sobre Internet das Coisas e Automação Residencial,  depois de + ou – um ano e meio de trabalho em um produto que tem tudo haver com a internet das coisas (Sensor Parking – Estacionamento inteligente) e muito entusiasmo sobre o assunto, decidir iniciar falando nesse hangout sobre alguns dos componentes da raiz dessa frondosa arvore da internet das coisas.

# 1º – O que é Automação Residencial?

A definição de Automação Residencial surgiu como herança de Home Automation utilizado no mercado americano.

Na Europa, o termo mais utilizado é Domótica, uma junção da palavra latina Domus (Casa) com Robótica (Controle Automatizado).

Mas uma boa definição sobre Automação Residencial é que o termo representa um processo que, usando diferentes soluções e equipamentos, possibilita ao usuário usufruir o máximo de qualidade de vida na sua habitação.

# 2º – Níveis da Automação Residencial

Atualmente é definido 3 níveis de automação residencial, são eles:

  • Sistemas Autônomos (Stand-Alone)
    • .Sistemas que conseguem operar de forma independente, exercendo todas as funções para os quais foram projetados, sem a necessidade da intervenção de um controlador centralizado.
  • Sistemas integrados ou Controle Centralizado
    • Utiliza central inteligente programada através de microprocessador;
    • Insere funções do tipo liga/desliga,comutações e regulações;
    • A programação pode ser simples ou sofisticada;
    • Inclui macros que desencadeiam uma série de funções simultâneas nos equipamentos controlados pela central
  • Sistemas Complexos (Casa “Conceito” ou “inteligente”)
    • Integração total dos sistemas domésticos;
    • Planeamento a partir do projeto de construção ou
      da reforma do imóvel;
    • É imprescindível um sistema de cabeamento estruturado eficiente com uma caixa de distribuição centralizada, para distribuir sinais de : Telefone (voz e dados); TV por cabo, TV por satélite, Internet , A/V, IR e outros sinais.

# 3º – Internet das Coisas

São processos que envolvem objetos conectados em rede e que produzem e/ou processam informações em tempo real e de forma autônoma.

A Freescale criou um infográfico em forma de árvore, onde explica as tecnologias necessárias para a aplicação da IoT, no hangout acima explico mais sobre ela.

Ref: http://blogs.freescale.com/iot/2013/03/how-do-you-promote-innovations-to-accelerate-the-rollout-of-the-internet-of-things-iot/

Ref: http://blogs.freescale.com/iot/2013/03/how-do-you-promote-innovations-to-accelerate-the-rollout-of-the-internet-of-things-iot/

Outra boa referencia sobre internet das coisas encontra-se no link abaixo, onde é possível baixar um livro feito exclusivamente para demostrar aplicações de IOT((Internet of Things ou Internet das Coisas).

https://iotcomicbook.files.wordpress.com/2013/10/iot_comic_book_special_br.pdf

# 4º – O Processamento Embarcado

Sendo o processamento embarcado, uma das raízes da IoT,  decidir nesse hangout ajudar aqueles que tem dificuldade na programação, onde eu ensino como desenvolver um aplicação utilizando uma técnica de desenvolvimento que advêm do sistemas digitais, a Lógica Combinacional.

Lógica essa responsável por modelar o funcionamento de processos em forma de funções lógicas, que com algumas modificações, pode ser utilizada na programação do Arduino.

# 5º – E os arquivos do Hangout?

No hangout apresento um aplicação de controle de bomba d’água pra capitação de água da chuva através de um cisterna.

Para acessar todos os arquivos referente a aula, clique aqui.

Clique Aqui para acessar os arquivos do HANGOUT

# Conclusão

Espero que esse primeiro hangout sobre esse tema, possa ajudar a todos que pretendem utilizar essa tecnologia para criar produtos inovadores.

Qualquer duvida os comentários estão ai embaixo, terei o maior prazer em discutir mais sobre o assunto.

Receba as melhores dicas para se torna um empreendedor tecnológico.

Hamilton Sena

Empreendedor tecnológico, Professor, Engenheiro de Controle e Automação e sócio-proprietário da Mobhis Automação Urbana.

Website: http://devidaasuaideia.com.br/sobre/

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *